sábado, 9 de maio de 2009

Abraçando o sofrimento




Vou seguir compartilhando com vocês algumas meditações que o Papai tem me feito abraçar.
Já faz alguns dias que tenho meditado muito numa frase que a bispa Zélia me falou "abrace o sofrimento" que veio ao meu coração como um choque de lucidez. Desde então, tem saltado aos meus olhos a passagem de Hebreus 5:8 que diz "Jesus aprendeu a obediência pelo muito que sofreu".
A anos temos ouvido nas igrejas a pregação de um evangelho floreado e deformado, onde é introduzido uma realidade cristã totalmente diferente do que a Palavra nos mostra. Isso tem impedido que a Igreja de nosso tempo aprenda o que Jesus aprendeu, afinal de contas, hoje em dia, são poucos os que estão disponíveis ao sofrimento por amor a Cristo. E nessa fulga do sofrimento, temos caido no erro da ignorância espiritual.

A verdade é que nesse mundo tenebroso, teremos sim aflições, mas podemos ter bom ânimo porque Ele venceu o mundo. E esse bom ânimo vem justamente,quando desistimos de fugir do nosso sofrimento. Passamos então a enxergar as situações dificeis na perspectiva divina, uma excelente oportunidade para um crescimento espiritual e tranformação de nosso caráter.

Existem sofrimentos que são permitidos por Deus em nossas vidas, com um propósito poderoso de formação desse caráter "a imagem e semelhança de Cristo" em nós. Precisamos aprender a identificá-los para tirarmos desses sofrimentos, o melhor de Deus. TEmos que aprender a discernir os momentos espirituais que vivemos em cada estação de nossas vidas e não mais ficarmos andando como loucos,perdidos em emoções.

O tempo todo estamos tomando decisões. Precisamos aprender a tomar decisões internas que sirvam como um trampolim para nos lançar à uma mente renovada, segundo o espírito e não segundo as situações ou emoções. E quando o sofrimento aparece não é diferente,podemos decidir ir além da visão humana e alcançar a vitória da salvação que Jesus alcançou em sua alma. Pense que temos duas alternativas.

1. Podemos potencializar o sofrimento em nossas almas, tornando-os mais doidos e maiores do que realmente são. Nosso sofrimento tem a proporção que dermos a ele.
2. Podemos olhar para a cruz, e decidirmos encarar o sofrimento nessa perspectiva divina e enfrentá-los de frente, aproveitando cada fase das situações dificies para nos apegarmos mais ainda à Ele, pondo em exercício nossa fé e crescendo em dependência e initidade com o Noivo.

Quando estamos dispostos e lúcidos para aprender o que Deus quer nos ensinar em meio as situações dificeis,nossos desertos se tornam menos doloridos, e saltamos como indivíduos a uma maturidade que nos permite dançar em meio ao sofrimento e adquirir um coração alegre, em todas as situações. Isso não é maravilhoso? Mirian dançou e tocou seu pandeiro quando o Mar Vermelho se abriu, mas agora Deus está nos dando o privilégio de sermos lançados a uma fé que nos faz festejar antes mesmo de vermos o impossivel acontecer.
Podemos aprender a desenvolver uma fé tão genuina a ponto de não nos desistabilizarmos de forma a perdemos a lucidez quando a aflição vem. Bendito somos quando por meio da fé, seguimos o penoso deserto que surgem em nossa caminha, crendo que Ele não nos testará mais do que podemos suportar. Somos uma geração de eleite no Reino, por isso, precisamos aprender a travar as batalhas de forma estratégica,para nos tornarmos a cada dia, fortes Nele. É na fraqueza que conhecemos Seu poder. O maior campo de batalha é nossa alma. E é submetendo a alma ao dominio do Espirito Santo que conseguimos imitar à Cristo, usando o sofrimento para aprendermos a obediência.
A obediência é uma das coisas que mais precisamos aprender nesse tempo,onde o evangelho parece tão confuso. Se formos obedientes, chegaremos nós também até o fim, com as mesmas palavras fiés de Cristo "que não seja a minha, mas a Tua vontade". Poderemos seguir nosso trajeto levando também nossa cruz sem lamentações mas com gozo no espirito, até por uma coroa trocar. Que coroa é essa eu não sei, mas para mim, a minha coroa será ver naquele grande dia, um sorrizo do Pai!
É nessa motivação de agradá-lo e poder conhecê-lo a cada dia mais, que tenho seguido nesse desafio de aprender a abraçar o sofrimento pela causa de Cristo ao invés de tentar escapar desse. Não estou dizendo aqui que temos que abraçar o sofrimento pelo lado negativo, nunca nos livrarmos dele, mas estou dizendo que se soubermos ter o olhar certo, o que nos faz sofrer se tornará o que nos faz sorrir, simplesmente por sabermos que aquela situação dificil nos achegou mais a Ele e nos proporcionou a chance de morrermos para nós mesmos, de calar nosso orgulho e alcançarmos um coração quebrantado e manso.

Foi isso que Jesus me ensinou a uns dias atrás, quando eu estava sofrendo dores terriveis, proporcionadas por Ele para arrancar a raiz da iniquidade em minha vida, chamada "ira". Me vi como se eu fosse um grande cacho de uvas e Ele me expremia tanto, sem pena, porém com Seu infalível amor. Era exatamente assim que me sentia, completamente expremida por Ele.
"Preciso expremer para que você entre em contato com o vinho que te deixa parecida comigo" disse-me Ele. Entendi que Deus não tem pena de nos levar às dores da cura e nós não devemos ter pena de nós mesmos quando estamos sofrendo. Temos que tão somente, deixá-lo nos guiar e aprender.
Que você também, assim como Jesus, aprenda a obediência e tenha seu caráter transformado através do sofrimento. Não se deixe afogar pelas situações, antes, vá até Ele a o adore até ver Cristo manifesto em sua vida. E para isso, pode ter a certeza, é preciso lágrimas ! Abraçar tudo o que Ele trás, é abraçar ELe mesmo !
No amor de Cristo, sofrendo com alegria as dores necessárias para crescer em amor e fé
Adna MArques




Sem comentários: